O sonho de empreender faz parte de grande parte da população e está cada vez mais constante devido ao fácil acesso à informação, digitalização dos canais comuns e entre outro fatores.

Sabemos o quão difícil pode ser iniciar essa empreitada do zero. A insegurança e alguns medos acabam, inevitavelmente, fazendo parte deste primeiro passo e com isso, muitas perguntas vem à cabeça. Será que estou no caminho certo? Será que o ramo em que eu escolhi atuar vai ser bom pra mim? Será que vou conseguir pagar as contas do local e ainda sobrar dinheiro para pagar as minhas?

Pensando em tudo isso, temos umas coisas para te falar: Calma! Os medos existem e eles também podem ser a principal pedra no seu caminho mas você não pode deixar isso acontecer. O medo não pode superar a sua força de vontade em arriscar e tentar.

E para que você obtenha sucesso nessa nova fase, nós, da Triibo, vamos te ajudar falando de alguns pontos primordiais e dando algumas dicas para o seu estabelecimento, seja ele qual for. Seja um bar, um restaurante, um mercadinho, um bazar, um pet shop, qualquer que seja o ramo de atuação, se seguir estes passos e se aprofundar mais sobre eles, seu projeto irá longe, amigx.

Ah, e isso serve também pra você que já tem o seu negócio estabelecido para dar um CHECK nesta lista ou dar uma repaginada no local.

Os pontos importantes que vamos tratar, são:

- Gestão

Sem uma boa gestão, nenhum negócio vai pra frente. Vários aspectos podem fazer parte de uma boa gestão e se você não tem muito conhecimento sobre este tema, é recomendado procurar e fazer cursos de especialização que são oferecidos por diversas universidades e escolas de negócio, seja presencial ou online. 

Ainda aqui vamos falar de alguns dos principais fatores que fazem uma boa gestão.

Conhecimento técnico e de mercado em que está atuando: 

Muitas pessoas querem empreender e ser dono do seu próprio negócio, seja por apenas gostar do ramo ou por “modismo”* e muitas vezes não tem muito conhecimento sobre o assunto com o qual estão tratando.

Para ter um negócio bem sucedido, a gestão é primordial. Ter o conhecimento técnico mínimo exigido para o ramo escolhido e um plano de negócio bem definido, são os primeiros e mais importantes passos para o sucesso. 

Gestão do próprio estabelecimento no dia a dia:

Além disso, a gestão conta basicamente com outros fatores também como: com o que e como você vai trabalhar, quais os produtos, local, estoque, conserva de alimentos, cozinha, formulação e atualização de cardápio – no caso de bares e restaurantes -, contratação e acompanhamento de bons funcionários e mais alguns pontos que precisam ser bem trabalhados. 

Fluxo de caixa/Capital de Giro:

Outro erro muito comum é o mal planejamento do quanto deve ser investido e em quanto tempo esse investimento retornará. 

Empreendedores ingênuos podem calcular mal a quantidade de investimento inicial e o tempo necessário para o fluxo de caixa ficar positivo, além de investimentos recorrentes. 

Outros cometem o grande erro de usar o dinheiro do caixa – que deveria ser do estabelecimento para novos investimentos ou emergências – para fins pessoais, o que pode desfalcar o lucro e gerar graves problemas financeiros para seu negócio. 

Basicamente você precisa gerir tudo que está em suas mãos, e isso não é uma tarefa fácil, mas é necessário que seja de uma forma muito profissional para garantir o seu sucesso. 

*No caso da palavra “modismo”, nos referimos às tendências passageiras. Hoje o ramo de paletas mexicanas está bombando no mercado, daqui 6 meses o comportamento de consumo muda e as pessoas passam a preferir açaí com acompanhamentos, por exemplo. 

Portanto é necessário avaliar bem se o seu empreendimento será algo pensado para o longo prazo ou apenas para o calor do momento.

 

 

- Ambiente

Outro ponto bem legal e relativamente fácil de ser trabalhado, mas que algumas pessoas ainda não dão tanta importância, é o ambiente do lugar. Um ambiente confortável, harmonioso, que passe a sensação de prazer ou tranquilidade para o consumidor, pode fazer muita diferença.

O uso correto de luzes, mesas e cadeiras, decoração no geral, disposição dos móveis e aparelhos de trabalho como os balcões, caixa, bar ou cozinha, banheiros e tudo que componha o ambiente faz com que os clientes sintam prazer em estar naquele lugar e muitas vezes ainda acabam comentando com pessoas próximas, podendo influenciá-las e assim levar mais clientes para o local.

Um dica legal, se couber no escopo do seu empreendimento, é um projeto de paisagismo. As plantas dão um ar agradável e aconchegante ao ambiente, além de dar um belo visual, e podem ajudar muito nessa decoração.

- Fachada

Já ouviu falar em amor a primeira vista? Ou melhor, já ouviu a expressão “a primeira impressão é a que fica”? Pois é, isso é verdade.
De nada adianta você ter produtos de qualidade, enorme variedade, estoques cheios, um ótimo atendimento se o que chama atenção num primeiro contato visual, não está cumprindo o seu papel.

A fachada da loja, bar ou restaurante pode prender a atenção do consumidor e despertar a curiosidade do mesmo em conhecer o local. Mesmo que ele nem precise do seu produto ou serviço naquele momento, mas se a loja chama a sua atenção, a chance de ele entrar, conhecer e levar algo ou pelo menos guardar aquele lugar para voltar depois, é muito grande.

Veja bem, não estou falando que só manter a fachada linda e chamativa, salvará seu negócio. Todos os outros fatores citados aqui precisam ser trabalhados também.

 

 

 

- Produtos/Apresentação

Utilizar produtos de qualidade, apresentar de forma impecável ou diferenciada para o cliente os seus pratos ou produtos, podem ser um grande diferencial. O modo como o cliente tem o primeiro contato com o produto ou serviço que você oferece, pode causar uma experiência única e assim como falamos acima, a primeira impressão é a que fica.
Mas claro, além da apresentação e além dos produtos serem de qualidade, o que você irá oferecer ao seu cliente também precisa ter qualidade na execução. De nada ainda um belo prato visualmente falando, com um sabor ruim ou até mesmo frio, não é verdade?

 

- Atendimento

Negligenciado por muitos estabelecimentos e até mesmo pela gestão de donos ou cargos mais altos dos estabelecimentos – como gerentes ou supervisores – o treinamento da equipe para ter um bom atendimento para com o cliente é imprescindível.
Tudo que falamos aqui faz parte do que chamamos “Experiência do cliente ou consumidor” e este talvez seja o principal fator para que essa experiência seja perfeita, ou vá por água abaixo.

No caso de um restaurante, por exemplo, o seu prato pode ser o mais bonito do mundo, o melhor de todos e o ambiente impecável. Se o seu atendimento foi ruim e desagradou o cliente, a experiência dele foi comprometida e a chance de ele voltar ou falar bem do seu negócio cai de 100% para uns 20%. E no exemplo contrário, se houver algum problema com o preparo ou envio do seu prato e que acabou não agradando tanto o cliente, mas o atendimento foi perfeito e o encantou, a chance dele voltar para ter uma nova experiência pode ser de até 100%.

E ai neste segundo caso, o correto é que você aprenda com esses pontos negativos e melhore-os. Buscando sempre a excelência em seus serviços. Percebem o quão ruim pode ser para o seu negócio ter um atendimento ruim? Tenha um atendimento impecável, encante os seus clientes com suas experiências e além de fidelizarem estes, novos clientes virão por intermédio destes encantados.

- Canais digitais e Inovação

A internet e o fácil acesso às informações mudaram e mudam constantemente o comportamento de consumo das pessoas e das empresas, então é importante estar sempre antenado neste assunto. Em meio a essa pandemia que vivemos e ainda estamos vivendo em 2020, a aceleração deste mundo digital ocorreu de maneira brusca e com isso, infelizmente, muitos estabelecimentos que não estavam preparados para essa transformação, tiveram de fechar suas portas. 

Para que isso não aconteça com seu negócio, é importante que você esteja sempre presente nos canais digitais. Assim seu cliente pode te encontrar e entrar em contato de qualquer lugar, quando quiser e como quiser. 

 

 

Hoje existem várias ferramentas que podem auxiliar o seu negócio, tanto ferramentas para melhorar e agilizar processos em sua gestão, quanto as mais comuns ferramentas de contato com o cliente.

Estar nas mídias sociais é imprescindível. Hoje em dia, um dos primeiros pontos de contato do consumidor com os estabelecimentos vem acontecendo pelas redes sociais. Sites de buscas também são importantíssimos. 

Portanto, se for condizente com o seu negócio, ter um bom site com um belo visual, intuitivo e que se adapte à todas as telas e dispositivos, te ajudará muito. Além destes canais próprios de mídia, existem também os aplicativos para delivery, e muitas outras formas de estar mais próximo do seu cliente. 

Estar sempre inovando é fundamental. Como falamos, o comportamento e as necessidades das pessoas estão em constante mudança, então é sempre bom inovar e mostrar ao seu cliente o que ele está procurando naquele momento. 

Ao contrário do que todos pensam, inovação não é apenas para grandes empresas que detém uma grande quantia para investimentos desse tipo. Inovação nada mais é do que a mudança de algo que já existe, para algo melhor. Seja melhorando processos, os meios de contato com seu cliente, melhorias no seu estabelecimento, oferta de novos serviços e até mesmo uma mudança de cardápio ou novos produtos em sua prateleira. Busque sempre estar atualizado com as novas tendências de consumo, comportamento e gestão. Isso sempre trará novas ideias ao seu negócio. 

E são com essas dicas que esperamos te ajudar a encontrar e desenvolver o negócio certo para que você tenha muito sucesso. E por um bom tempo. Se tiver curiosidade sobre algumas ferramentas que possam servir para ajudá-lo em seu negócio, deixe aqui nos comentários a sua dúvida e assim poderemos te mostrar algumas opções.

O que achou dos temas abordados? Está pronto para ser um grande empreendedor? Acreditamos que sim. Então se precisar da nossa ajuda e ainda não sabia desta informação, a Triibo pode conectar o seu negócio aos seus clientes gerando e oferecendo experiências incríveis para eles. Vamos nessa, juntos!

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